O suporte de profissionais é essencial para evitar maiores problemas na hora de construir

O suporte de profissionais é essencial para evitar maiores problemas na hora de construir

Ao iniciar uma obra, contar com a ajuda de profissionais é essencial para evitar dores de cabeça durante a construção – e também problemas maiores no futuro. Mas a quem devemos recorrer? Arquiteto ou engenheiro civil?

Para sanar essa dúvida, precisamos entender qual a função de cada um deles durante a obra. Importante lembrar que ambos podem atuar na edificação, coordenação dos projetos e fiscalização da obra.

Arquiteto

É ele quem analisa a melhor forma de aproveitamento dos espaços da obra, de acordo com a necessidade e vontade dos proprietários do imóvel. Planeja os locais, a forma e a funcionalidade da futura casa. Entre suas funções, estão a distribuição dos cômodos, aproveitamento de iluminação e ventilação natural, design interno e externo e contratação de mão de obra e materiais necessários para a construção.

Engenheiro Civil

Esse profissional se encarrega da parte estrutural e técnicas construtivas da obra. Entre suas funções, estão a análise da capacidade de suporte do solo, definição de questões estruturais (sapatas, lajes, pilares, entre outros), escolha de material, projetos hidráulicos, sanitários e elétricos da construção.

A partir da definição das responsabilidades e da complementação de ambas as funções, na hora de construir, o ideal é que você possa contar com o suporte de profissionais das duas áreas. Dessa forma, o Arquiteto fica responsável pelo projeto arquitetônico e o Engenheiro Civil, pelos estruturais.

Para receber mais dicas de auxílio para sua obra, acompanhe o blog da Moura leite e fique por dentro de todas as tendências e novidades.

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.