Para quem ama o frio, a estação mais gelada do ano chegou. No inverno a vontade de sair de casa diminui e o único desejo de todos é estar debaixo de cobertas e cheio de roupas para ficarmos bem quentinhos. Mas não se limite a isso, o interior de SP no inverno< é um ótimo destino para se aconchegar.
Assim como nas demais épocas do ano, as cidades interioranas ressaltam a beleza desses três meses mais gelados.
Pensando nisso separamos 7 cidades para você conhecer na época mais fria do ano
Cidades do interior de SP no inverno – Campos do Jordão
A cidade de São Paulo mais conhecida pelo frio não poderia faltar nesta lista.
Quando se fala em turismo no estado de São Paulo, uma das cidades mais lembradas pelos viajantes é Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira. O destino típico dos paulistanos em dias frios é muito mais do que arquitetura em estilo enxaimel e os caros fondues.
Quem viaja para Campos do Jordão pode aproveitar a parte gastronômica e comercial, além de explorar suas belezas naturais ao fazer passeios em locais como o Pico do Itapeva, o Morro do Elefante e o parque Amantikir, que possui jardins temáticos com espécies botânicas de várias partes do mundo.
A pequena cidade é palco para um dos maiores festivais de inverno da América Latina, que acontece em julho (30/06 a 29/07).
O movimento em Campos é alto não só no inverno, quando o município apresenta baixas temperaturas, mas também no verão, quando a hospedagem é mais em conta. Alguns acham a cidade cara, mas há opções para todos os gostos e bolsos.
LEIA TAMBÉM: Cidades do Interior de SP para conhecer no outono
Holambra
Um pequeno pedaço da Holanda está a 135 km da capital de São Paulo. O município também é conhecido como “Cidade das Flores”. A cidade ganha destaque não só pelas plantas floridas, que dão origem a Expoflora, a maior exposição de flores ornamentais da América Latinae, ela conta com uma bela arquitetura e gastronomia típica dos Países Baixos.
São José dos Campos
O distrito de São José dos Campos, fica a 148 km da capital, São Francisco Xavier, como também é conhecido, está entre o verde da Serra da Mantiqueira, oferecendo assim uma porção de paisagens entre grutas, cachoeiras, picos e trilhas.
Se você é o tipo de pessoa que quer um lugar para relaxar e ter a seu dispor uma bela vista da Serra da Mantiqueira, você precisa conhecer São Francisco Xavier. O distrito tem atraído cada vez mais turistas que buscam a experiência de estar em um lugar aconchegante, com boa comida e com excelentes lugares para visitar. São Xico, como é carinhosamente chamada, também possui belíssimas trilhas.
O turismo rural também se faz presente, seja em ranchos que oferecem passeios a cavalo ou na gastronomia típica de roça. Um dos restaurantes mais conhecidos é o Photozofia Arte & Cozinha, que tem música ao vivo e um ambiente bem interessante, rodeado de sucatas industriais. Uma variedade de chalés e pousadas acolhem os turistas, enquanto ateliês, como o Ateliê & Galeria de Arte Quintal da Prosa, reúnem peças de arte local.
Cunha
Nos limites entre SP e RJ está Cunha, fazendo divisa com Paraty, cidade a 1.100 metros de altitude a 241 km da capital. Entre as colinas e o verde estão a gruta do Canhambora, a Pedra da Marcela e o lavandário de Cunha que lembra os campos de lavanda franceses.
A gruta do Canhambora e a Pedra da Macela oferecem uma vista exuberante da fronteira entre os dois estados. O lugar romântico repleto de plantações de lavanda, onde é possível participar de vivências e até mesmo provar sobremesas feitas com a flor.
É possível passear pelos parques, rios, cachoeiras e trilhas históricas em plena Mata Atlântica, além de pousadas charmosas e hotéis fazenda cheios de diversão para os pequenos e sossego para os pais.
Em julho acontece o Festival de Inverno, cheio de atrações musicais, gastronômicas e culturais. Além disso, a cidade é conhecida por suas cerâmicas
Em Cunha, tem muita coisa para conhecer, por isso o destino se torna certeiro para todos os tipos de viajantes, desde aqueles que preferem a calmaria até os que gostam de aventura e trilhas.
A cidade oferece muita arte, tradição, belas paisagens, povo hospitaleiro e ar puro. Impossível não se encantar com a cidade de Cunha.
Boituva, aventura em interior de SP no inverno
Boituva é um município situado na Região Metropolitana de Sorocaba, cerca de 115 km de distância da capital, São Paulo.
A cidade é muito conhecida pela aventura que é feita ao ar livre, como os passeios de balão e o paraquedismo.
No entanto, o turismo de Boituva não se limita a isso, no municipio é possivel conhecer a cultura através do Museu Do Tropeiro e da Fazenda Pinhal, além de curtir a tranquilidade e fazer passeio em família no Parque Egídio Labronici e no Parque Zoológico Eugênio Walter.
Avaré
Uma surpresa no interior de São Paulo, Avaré é uma cidade a 270 km da cidade com “praia de água doce” graças à represa Jurumirim, que forma uma lagoa que pode ser frequentada e recebe muitos turistas aos finais de semana e feriados.
Além de ser boa para nado, pela calmaria das águas ainda é possível praticar stand-up paddle e outros esportes aquáticos.
Para uma estação mais fria como o inverno, a cidade ainda possui uma estrutura de campo impressionante, permitindo uma fuga da cidade visitando a Floresta Estadual de Avaré. A cidade também é conhecida por possuir alguns hotéis com estrutura de um pequeno resort.
É composta pelo Museu Histórico Anita Ferreira de Maria, igrejas lindas e um comércio rico em cultura.
Botucatu
Botucatu é um município brasileiro do estado de São Paulo, distante 235 km da capital estadual, São Paulo, à qual se interliga pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco.
A cidade é considerada uma das melhores para se viver no estado, isso por ela ter uma boa infraestrutura, além da cultura e pontos turísticos. Sendo um ótimo destino para fazer turismo no inverno também!
Para os amantes de música, a cidade organizou o “Festival de Inverno de Botucatu”, que aconteceu entre os dias 17 a 31 de Julho no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci e no Estacionamento do Shopping Park Botucatu.
Mas fique tranquilo, essa não é a única atração da cidade. O município dispõe de belezas naturais como o Mirante Pedra do Índio, além de muita cultura que é transmitida através de museus, teatros, igrejas e até mesmo comércios que são ótima opção para ir nesse frio.
Conheça o interior de SP no inverno
Você pode conhecer essas cidades bem situadas no interior de São Paulo que é possível visitar juntamente com sua família nesses tempos de frio. Aproveite as férias para curtir com todos e apreciar esses lugares incríveis e inesquecíveis.
Venha para o interior de SP no inverno e conheça as maravilhas que cada município te proporciona. Se gostou, pode começar a se planejar para morar em algumas dessas cidades. Acesse: www.mouraleite.com.br/empreendimentos e confira as opções disponíveis.