O verão é uma ótima temporada para viajar e conhecer novos lugares, principalmente aqueles com água, sol e calor. Sabia que no interior de SP existem vários lugares assim e que não são tão frequentados como no litoral? Leia o post abaixo e descubra quais são eles. Quem sabe você se encanta pelo lugar e decide morar lá?
Época de férias, verão e energias renovadas e o que há melhor do que viajar e conhecer novos lugares, não é mesmo?! Para quem pensa que o Litoral é o único lugar para se visitar durante esta estação está enganado, o interior também pode ser muito interessante e acolhedor. Neste texto mostraremos 8 cidades do interior do SP para conhecer no verão, mostrando quais são as principais características de cada uma delas e as principais atrações para se aproveitar durante o verão.
Quais as vantagens de conhecer as cidades do interior de SP no verão?
Uma coisa é fato: o calor combina com água. Com esse padrão definido, podemos ver que os litorais ficam cheios e os valores de hospedagem e alimentação sobem muito nesta região.
Contudo, há muitas cachoeiras e alguns parques aquáticos, que você pode usar para se refrescar no interior de São Paulo, e tudo isso sem muito tumulto e com valores que cabem no bolso.
Fora que há uma diversidade nas atividades para se fazer no interior, como visitar museus, fazer trilhas, conhecer parques, além claro de conhecer um lugar novo.
8 Cidades do interior de SP para conhecer no verão
Então, para que você e sua família aproveitem esse início de ano e as férias de verão, você irá conhecer muitas cidades perto de São Paulo, que oferecem cachoeiras e rios para praticar esportes (até stand up paddle).
Além disso, a região é repleta de hotéis com atividades de recreação para as crianças e jovens. Confira a seguir!
Águas de Lindóia
Uma das cidades que fazem parte do Circuito das Águas de SP é Águas de Lindóias. O município fica localizado a cerca de 200 km da capital paulista.
Com muitas atrações, Águas de Lindóia promete agradar a muitos estilos de vida.
Para iniciarmos falando dos pontos turísticos, a Praça Adhemar de Barros, com os jardins projetados por Roberto Burle Marx, é um dos mais charmosos da região.
Além desse ponto, a cidade é famosa pelos pedalinhos, charretes e trenzinho. E assim como Serra Negra e Poços de Caldas, há também um Cristo Redentor.
Já para quem gosta de aventura, é possível fazer uma trilha de jeep, ecoturismo e passeios a cavalo.
Para aqueles que amam a natureza vale visitar o Recanto dos Nefelibatas, o Sítio Monte Alegre, para ver vários animais de perto, e o Rancho São Nicolau, para saber tudo sobre os cavalos.
Outra atração famosa da cidade é o Thermas Hot World, um parque aquático que fica pertinho de lá.
Tudo isso sem falar do Balneário Municipal que tem, além de piscinas com água quente e toboáguas, as águas que auxiliam em diversos tratamentos de saúde.
Um ótimo lugar para relaxar em banhos com água de rico potencial curativo, comprovado cientificamente por órgãos internacionais. Seu extenso lençol freático proporciona a produção de água mineral potável, sendo responsável pelo fornecimento de 60% da água mineral do país.
Socorro
A 133 km da capital paulista, Socorro mistura ecoturismo, turismo rural, aventura, compras e, claro, boa gastronomia.
Como no verão as temperaturas são altas (chegam a 34°C) e no inverno são baixas (a mínima é de 1°C), as atrações se adequam de acordo com a época do ano.
Entre os esportes radicais que fazem sucesso na cidade estão o rafting, o bóia cross, passeios a cavalo e de quadriciclo, rapel, trekkings em cachoeiras, cavernas, pesca esportiva, voo livre e a tirolesa, que corta os estados de São Paulo e Minas Gerais. Tem ainda grutas, cachoeiras, fontes, rios, visitas a plantações de café e muito mais.
Diversas atividades de aventura já estão adaptadas para receber pessoas que possuam alguma necessidade especial.
Além disso, a cidade possui passeios pet-friendly. Os animais de estimação são bem vindos até mesmo em esportes como rafting e stand-up paddle.
O centro da cidade também vale a visita. Tem, claro, a Igreja Matriz e a Maria Fumaça. Os mirantes são uma atração à parte, entre eles, o Mirante do Cristo e o Mirante Pedra Bela Vista, que tem lindas vistas.
Boituva
A 120 km de São Paulo, Boituva é conhecida por ser sede do Centro Nacional de Paraquedismo, e quem é aberto à aventura pode fazer um rápido curso e saltar de paraquedas a mais de 3.000 metros de altitude. Outro ponto forte da cidade são os passeios para andar de balão.
A cidade tem também outras atrações para quem gosta de esportes radicais, como rafting e paintball, mas também há passeios mais lights, como parques e zoológicos, além do Museu do Tropeiro e da cachaça produzida na cidade.
LEIA TAMBÉM: Cidades do Interior de SP para conhecer no outono
São Francisco Xavier
São Francisco Xavier fica a 150 km de São Paulo. O destino é muito procurado por casais e pessoas que gostam de se sentir perto da natureza e aproveitar o melhor que ela pode oferecer.
A região possui cachoeiras para todos os gostos, e a mais visitada é a Cachoeira Pedro Davi, que fica a 3 km do centro da cidade. Outra opção é a Cachoeira do Roncador, que fica em uma propriedade privada, onde há opções de hospedagem, restaurante e atividades como trilhas a pé e de bike.
Brotas
Se você gosta de natureza e aventura, Brotas é seu destino certo. A cidade, que fica a 250 km de São Paulo, tem um dos melhores raftings do país, boia cross, escalada indoor, rapel, arvorismo, caminhada, trilha, tirolesa, ciclismo, quadriciclo, cavalgada, queda livre, caiaque duplo e muito mais.
Brotas é um lugar para se aventurar em cachoeiras, corredeiras, arvorismo e trilhas.
Para quem prefere algo mais leve, a cidade possui mais de 20 cachoeiras, caminhadas pela natureza e banho de rio.
A cidade também oferece a tranquilidade da natureza com as charmosas opções de hospedagens que variam de pousadas e campings. Recentemente, o ecoparque Viva Brotas lançou o primeiro glamping da cidade, que é a junção de glamour e camping. Ou seja, a melhor forma de acampar para quem não abre mão de ter conforto.
Quem vai até a região não pode deixar de visitar a Areia que Canta, uma incrível nascente formada por águas cristalinas e areias brancas.
A preservação de recursos naturais é um dos pontos altos da região que retém uma grande parcela de mata nativa (cerrado e Mata Atlântica), abrigando uma considerável biodiversidade animal e vegetal.
Águas de Santa Bárbara
Águas de Santa Bárbara está a 300 km de São Paulo, e é um dos mais distantes da capital. Um destino perfeito para quem busca relaxar e fugir do agito das grandes cidades.
O lugar mais procurado é o Balneário Municipal, que oferece várias opções de banhos e imersões, além de massagens e tratamentos para dores.
Para quem gosta de passeios na natureza, o lugar ainda conta com trilhas e rios, e os aventureiros vão adorar descer o Rio Pardo em boias gigantes.
Botucatu
A cidade dos bons ares não poderia ficar longe dessa lista. Quem vive na capital sabe que a qualidade do ar no verão reduz muito, e quanto mais abafado, mais seco o ar.
E é pelos bons ares e a bela natureza que Botucatu atrai os turistas, principalmente os mais radicais. A região oferece várias opções como cachoeiras, trilhas e o turismo rural.
Em meio a montanhas o visitante pode curtir escalada, canyoning e trekking, com destaque para o belo mirante da Pedra do Índio.
Quer morar em Botucatu? Conheça o Parque Cidade, empreendimento da Moura Leite em Botucatu
Olímpia
A cidade mais distante da capital na nossa lista, Olímpia fica a 400km da Capital Paulista e tem um dos melhores parques aquáticos do Brasil.
Os Thermas dos Laranjais é um complexo turístico que atrai centenas de visitantes todos os anos. O parque é uma verdadeira praia em meio ao cerrado e conta com atividades para todas as idades.
Além da infraestrutura gigante, o lugar ainda conta com opções de hospedagens. Entre as atrações, estão a pista de surf, diversos toboáguas, piscina sonolenta e lazy river.
Bônus: Lavrinhas
Localizado entre a divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, a 223km da Capital de São Paulo, a cidade de Lavrinhas fica na Serra da Mantiqueira e reserva aos visitantes incríveis atrações naturais devido a sua abundância de águas! Mas não se trata de qualquer água.
Pura e cristalina por natureza, a água é rica em sulfato de alumínio, que, além de torná-la ainda mais cristalina, lhe confere um tom azulado, digno da cor do céu nos dias mais ensolarados.
Os visitantes não podem deixar de conhecer a Cachoeira Capela do Jacú e o Poço Azul, incríveis quedas d'água refrescantes e cristalinas.
Agora que você já sabe como o seu verão pode ser aproveitado, sem encarar a multidão e o trânsito da serra litorânea, junte toda a família, coloque o pé na estranha e conheça uma dessas cidades lindas. Afinal, conhecer as cidades do interior no verão também é uma ótima opção.
Leia mais dicas como essa, acesse: www.mouraleite.com.br e também fique ligado em nossas redes sociais, Facebook e Instagram.