O sonho da casa própria está na maioria das respostas dos brasileiros, quando questionados sobre quais são as prioridades para realizar durante sua vida.
E construí-la, passo a passo, pode ser a solução ideal. Esse cenário é vantajoso, pois é possível pensar em todos os detalhes e customizá-la do jeito que sempre imaginou, tanto em tamanho (metragem) e disposição de ambientes, quanto em localização (bairro, rua, condomínio fechado), acabamentos e funcionalidades.
Além da satisfação da personalização de sua casa, outra vantagem que deve ser destacada é a financeira. Se a obra transcorre sem grandes imprevistos, a casa tende a ser até 30% mais barata que uma comprada pronta. Além disso, uma casa construída representa um investimento
patrimonial rentável, devido a sua valorização.
Um ponto importante a ser considerado é a programação da obra de acordo com a sua realidade financeira. Você pode frear ou avançar a construção conforme sua disponibilidade.
A questão da documentação é menos burocrática quando se constrói um imóvel ao invés de comprá-lo. Além das burocracias que envolvem todo o processo, especialmente quando o imóvel tem dívidas, hipotecas, ou mesmo aqueles que têm mais de um proprietário ou são parte de um inventário, os encargos de escrituração ficam totalmente para o comprador e não costumam ser baratos.
Em relação à escolha e contratação dos profissionais e empresas envolvidas na obra, como arquitetos e engenheiros, o investimento vale muito a pena. Contratá-los, além das questões técnicas específicas, ajudam na redução dos custos das obras. Uma outra questão muito importante é sempre ter
referências dos serviços selecionados e contratados. Pesquise sempre e boa sorte!