Depois de um bom tempo passando por todas as etapas da construção da sua casa nova, chega o grande momento de escolher os móveis.

Esta pode se tornar uma tarefa mais difícil quando o orçamento e o espaço são pequenos, porém, com muito planejamento e criatividade, mobiliar sua casa pode se tornar muito prazeroso.

De acordo com um artigo da Exame.com, seguir alguns passos simples e lembrar sempre do seu orçamento, são primordiais para esse momento. Comece medindo o espaço que você tem disponível, desenhe ou use uma fita métrica. Não adianta gastar absurdos em um sofá enorme que não caberá nem na metade da parede da sua sala.

É importante também pesquisar muito bem os preços e listar todos os itens que você precisa. Antes de sair às compras, observe todos os cômodos da casa e escolha quais móveis são essenciais, como a geladeira, fogão, cama e uma mesa para as refeições. Depois disso faça uma boa pesquisa, seja na internet ou nos jornais impressos das lojas, isto vai te ajudar a ter um panorama geral do quanto você precisará investir.

Uma dica interessante é apostar na compra de móveis usados ou no “faça-os você mesmo”. Brechós, grupos nas redes sociais e sites podem te ajudar muito nisso. Mas é preciso ter cuidado na hora de reformar aquele móvel que estava guardado: Muitas vezes, gasta-se mais dinheiro para reformá-los do que gastaria em um produto novo, orienta, arquitetos.

Os móveis comprados prontos costumam ser mais baratos do que aqueles feitos sob medida, a menos que você mesmo os faça. Caixas de feira ou aqueles paletes de madeira para carregar materiais para construção podem se transformar em lindas prateleiras, por exemplo.

Por incrível que pareça, a pintura e a iluminação fazem toda diferença na hora de tornar o ambiente da sua casa ainda mais aconchegante. Você pode até usar um pouco menos do seu orçamento na compra dos móveis, mas investir nas cores e na iluminação é primordial.

De modo geral, leve sempre em consideração seus gostos, tamanho do seu imóvel e seu orçamento. Caso seja possível, é interessante o auxílio de um profissional de arquitetura ou design para que te ajudar nas escolhas. Afinal, sua casa nova será o seu canto, onde você acolherá seus amigos e família, mas acima de tudo, você precisa se sentir à vontade dentro dela.