Para a realização de alguns dos nossos sonhos é necessário que se faça uma programação em relação ao dinheiro, conhecendo alguns processos que ajudem na conquista daquilo que tanto desejamos para construção. Para isso, temos os financiamentos e consórcios que nos ajudam a alcançar esse objetivo com mais facilidade.

Mas você sabe qual o mais vantajoso para você adquirir seu loteamento? Se não, fique tranquilo. A Moura Leite Loteamentos trouxe algumas explicações para você sanar suas dúvidas sobre o assunto.

Primeiro, precisamos entender o que é e como funciona cada um. O que seria um financiamento?

Nesse modelo, você empresta um valor em dinheiro para aquisição de um bem específico, como um loteamento, por exemplo. A partir disso, as instituições financeiras cobram juros, como um adiantamento do dinheiro que você ainda não tem.Ao escolher pelo financiamento, o acesso a ele é imediato após a assinatura do contrato.

Mas como funciona?

No financiamento, a instituição financeira escolhida faz uma análise do crédito e se for possível, uma aprovação para o mesmo. Após isso, você pagará parcelas mensais para quitar o empréstimo, com juros. Caso haja adiantamento de parcelas, os juros são abatidos.

Quais as vantagens e desvantagens do financiamento?

A vantagem é que, com ele, você consegue o dinheiro muito mais rápido. Porém, os juros são maiores também, o que pode fazer com que, ao final do contrato, você acabe pagando duas ou até três vezes mais do que emprestou. Essa é uma das grandes desvantagens do financiamento.

E o consórcio? O que é e como funciona?

A grande diferença desse modelo é que você não consegue o dinheiro imediatamente. Neste caso, a compra é realizada em grupo, em que cada membro paga uma parcela mensal e o dinheiro final é destinado a uma compra específica. Todo mês alguns dos membros desse grupo são “sorteados” para receber o valor do bem requisitado.

Neste caso, enquanto você está pagando as parcelas mensais, você acumula valores e não é necessário avaliação de crédito e nem comprovação de renda. Porém, quando contemplado, você passa a ser um devedor, com acesso a um valor do que você já pagou.  A partir disso, é feita uma análise de crédito.

Então, ao decidir por um consórcio, você pagará uma taxa mensal para administração do grupo, calculada conforme o prazo total de vigência do grupo. Todos os meses, participantes são sorteados, um processo que pode ser rápido ou mais lento, dependendo do grupo. Além disso, você tem a possibilidade de dar lances mensais, que são como uma antecipação de parcelas, aumentando as chances de ser contemplado mais rapidamente.

Então, quais as vantagens e desvantagens desse modelo?

No consórcio, a grande vantagem é que ao final do pagamento das parcelas, você paga apenas o valor do bem adquirido com alguns acréscimos, que não chegam a dar duas vezes o valor do mesmo. Porém, a desvantagem é que você depende de ser “sorteado” para aquisição do produto, fato que pode ser que aconteça com um mês de consórcio ou ao último mês. Além disso, para adiantar o processo, você precisaria dar lances, porém, teria que ter uma quantia de dinheiro antecipado para isso.

Agora que você já sabe o que é cada um dos modelos e como funcionam, verifique se você tem condições e qual a sua programação para adquirir seu imóvel, para que consiga taxas menores.  Programe-se e organize-se financeiramente para ter menos dores de cabeça e conquistar mais rápido o sonho da casa própria.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas!

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.