Você comprou seu lote e construiu sua casa num dos loteamentos da Moura Leite. Com certeza foi um momento muito especial na sua vida, poder planejar e construir a casa dos seus sonhos. 

 

Agora, já morando na sua nova casa, terá que lidar com questões relacionadas à convivência com seus vizinhos, o que muitas vezes não é muito fácil.

Dentre as questões que terá que resolver está o cuidado e manutenção das áreas comuns e não é fácil ver alguns moradores jogando lixo na rua, destruindo equipamentos ou estragando jardins.

Mesmo sabendo que cada proprietário é responsável  apenas pelo seu terreno, pagando o respectivo IPTU, e que as áreas comuns são públicas, é fundamental que todos cuidem dessas áreas para que o loteamento como um todo não sofra desvalorização e promova o bem estar comum.

Essas áreas, de propriedade do município,  são cedidas e não doadas  aos moradores, que têm a obrigação de conservá-las. E exatamente porque são do município é que a entrada de estranhos não pode ser proibida.

É possível que em alguns empreendimentos, essas áreas sejam doadas pelo empreendedor do loteamento para a associação de proprietários. Nesse caso, através de uma junta administrativa será feita a gestão das áreas comuns do loteamento, mediante pagamento de taxa mensal por todos os proprietários, para o custeio dos serviços relacionados à conservação de praças e jardins, manutenção de passeios e outras estruturas e  execução de obras complementares, como por exemplo, a construção de uma quadra, praça ou implantação de sistema de segurança.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para a sua casa!

Aguarde que em breve enviaremos novas dicas!

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.