Escolher investir em lote ou terreno não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Primeiro, porque o mercado imobiliário oferece diversas alternativas. Em segundo lugar, muitas pessoas não sabem a diferença entre os dois.
Saber diferenciar lote e terreno é importante para que você faça a melhor escolha de acordo com o seu objetivo.
Aprenda neste post quais as características de cada um!
Lote ou terreno são a mesma coisa?
A resposta para essa pergunta é não! Lote e terreno não são a mesma coisa e o motivo é muito simples.
Basicamente, o lote é a divisão de um terreno em várias partes. Sendo assim, um conjunto de lotes forma uma quadra e, assim, um terreno.
A seguir, iremos explicar mais a fundo as características de lotes e terrenos:
Terreno
Um terreno consiste em um espaço de terra, rural ou urbano, que será destinado à construção de imóveis ou, até, na criação de gado e plantações.
Os terrenos são vendidos em sua totalidade e são classificados em três tipos:
Rústico
Os terrenos rústicos estão fora das áreas urbanas. Normalmente, eles são usados para atividades agrícolas e não se costuma erguer nenhum tipo de construção.
Aqueles terrenos que estão em zonas urbanas, mas são usados para finalidades agrícolas também são classificados como rústicos. Isso inclui suas edificações desde que elas sejam utilizadas para o mesmo tipo de atividade.
Urbano
Os terrenos urbanos são usados para a construção de edificações habitacionais nas zonas urbanas. Entre elas estão casas, comércios, indústrias, serviços, entre outras.
Misto
Como o próprio nome já diz, esse tipo de terreno é um misto dos dois anteriores e é construído por parte urbana e rural.
Lote
Um terreno pode ser vendido por inteiro ou dividido. Quando o terreno é desmembrado em vários pedaços, cada parte é chamada de lote e são vendidas separadamente.
Por isso, é comum que lotes sejam usados para a construção de condomínios de casas ou prédios e casas geminadas.
Sendo assim, quando uma pessoa ou empresa compra um terreno e o divide, ela está fazendo um loteamento.
Gleba
Além do lote ou terreno também é importante destacar um terceiro termo: Gleba.
De forma geral, as glebas são como os lotes. O que diferencia os dois é que as glebas não têm estruturas básicas, e por isso, discordam da legislação brasileira acerca de moradia.
Isso quer dizer que esse tipo de loteamento não está regularizado e sua venda é ilegal.
Lote ou terreno: em qual investir?
Como frisamos anteriormente, investir em lote ou terreno dependerá do seu objetivo.
Como são tipos diferentes de imóveis, os preços dos dois também podem variar de forma significativa.
Confira aqui algumas opções de loteamentos em desenvolvimento pela Moura Leite
É por esse motivo, por exemplo, que muitos proprietários optam por dividir seus terrenos em lotes e os vendem separadamente com preços diferentes. Dessa forma, eles conseguem arrecadar um valor superior ao do terreno todo.
Por outro lado, os preços dos lotes costumam ser mais acessíveis. Outros dois fatores atrativos nesse tipo de investimento são a segurança e a liberdade.
Além disso, você tem várias opções de como utilizar o lote, seja construção, venda ou esperar a valorização da sua porção de terra.
Lote ou Terreno: Não se esqueça de regularizar
Seja qual for a sua escolha tenha em mente que você deve se atentar à regularização do seu lote ou terreno.
Para fazer o loteamento, por exemplo, é necessário fazer uma audiência com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o pagamento do IPTU, antes de começar a vender.
Por isso, faça a sua escolha de investimento entre lote ou terreno de forma consciente e obedeça às regras estipuladas pelas leis brasileiras. Caso queira evitar o processo burocrático na regularização, é só contar com a ajuda especializada de uma empresa de loteamentos, para saber mais sobre a Moura Leite Loteamentos, acesse: www.mouraleite.com.br.