Para ajudar você nessa decisão, produzimos um conteúdo que te mostrará as vantagens da construção da casa própria em paralelo com o pagamento do aluguel. Prossiga a leitura e confira a seguir!

Decisões difíceis devem ser tomadas quando chegamos a certa idade; entre tantas dúvidas que surgem, uma que tem perturbado a cabeça daqueles que têm procurado uma casa é: Qual a melhor opção, morar de aluguel ou construir?

Apesar de mais 13 milhões de famílias almejam comprar um imóvel em até dois anos, segundo dados da Datastore, a opção do aluguel não é descartada para um plano imediato. 

Para ajudar você nessa decisão, produzimos um conteúdo que te mostrará as vantagens da construção da casa própria em paralelo com o pagamento do aluguel. Prossiga a leitura e confira a seguir!

Conheça o Reserva Central Parque, empreendimento da Moura Leite em Avaré 

Aluguel vs Construir

Neste tópico apresentaremos a você quais são as diferenças entre o aluguel e a construção do imóvel do zero, apontando quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles. 

Aluguel 

Como já sabemos a moradia de aluguel é quando você paga um certo valor ao proprietário da residência ou para imobiliária para que você possa residir durante aquele período pago. 

A maioria dos aluguéis pedem um fiador, pessoa que assume a responsabilidade da dívida se houver algum problema no pagamento mensal, no contrato. 

Em alguns casos, há a possibilidade de optar por um caução,valor dado no momento da assinatura do contrato, para garantia caso tenha algum problema no pagamento. Normalmente corresponde a 3 meses de aluguel. 

Atualmente 27% da população mora de aluguel, segundo o Datafolha.

A vantagem que o aluguel proporciona é que não é preciso ter muito dinheiro guardado para alugar um imóvel, basta desembolsar uma quantia mensal. E, como vimos, em alguns casos, o valor do caução no momento do aluguel.

Outra vantagem pertinente ao aluguel é a flexibilidade de mudança. Você pode se mudar para mais perto do trabalho e a única coisa que precisa fazer é se desfazer do contrato vigente e assinar um novo contrato em uma outra residência. 

No entanto, essa modalidade tem suas desvantagens também, como o fato do local que você está residindo não ser seu! 

Com a questão do lugar não ser seu, um inconveniente muito grande pode te assombrar, esse fator é a possibilidade de que você seja forçado a se mudar. 

Isso porque o locador pode pedir o imóvel ao final do contrato, que geralmente é de um ano. Além disso, é normal que os contratos de locação prevejam a possibilidade de o proprietário solicitar o imóvel a qualquer tempo, se for para venda. Ou seja, isso pode gerar transtornos ao fazer com que você passe por todo o processo de mudança novamente e tenha que buscar por um novo imóvel.

Outra desvantagem é não poder fazer mudanças estruturais no imóvel. Sabe aquela vontade de deixar o local mais a sua cara, fazer um ambiente em conceito aberto, um pé direito mais alto? Isso não pode ser feito em um local alugado. 

Claro que essas mudanças podem até ocorrer com a autorização do locador, mas certamente não será vantagem para você investir em um imóvel que não é seu, pois muitas vezes elas não são reembolsadas.

Além disso, caso o proprietário não concorde com a mudança feita, pode exigir que seja realizada a adequação ao estado anterior do imóvel no fim do contrato. Até mesmo se o imóvel precisar de manutenção, você terá que entrar em contato com o proprietário para resolver o problema.

Se você morar de aluguel em um condomínio, as coisas ficam mais difíceis ainda. A não ser que tenha uma procuração, o locatário não pode votar sobre decisões importantes relacionadas ao condomínio, não opinando sobre a necessidade de melhorias, obras e gastos que podem impactar o valor da taxa de condomínio e na qualidade de vida.

Outro ponto é que o dinheiro que você gasta com moradia só tem a finalidade de garantir a sua permanência no imóvel durante o contrato. Após esse período, você não terá uma garantia para o futuro.

Construir

Indo agora para o mundo da construção, alguns pontos devem ser levados em consideração antes do investimento. Então iniciaremos com as desvantagens da construção. 

O processo de erguer uma casa do zero demanda muita burocracia, isso porque para garantir que a casa seja segura, a prefeitura exige uma série de documentos do proprietário do imóvel, do terreno e, principalmente, do projeto. E eles só podem ser expedidos por um arquiteto ou um engenheiro.

Caso o processo de construção não seja feito com o apoio de parceiros como os da Moura Leite, a aquisição pode ser um pouco mais complicada, demandando mais paciência e burocracia. 

Agora indo para os pontos positivos: ao construir a sua própria casa, os únicos limites são o seu orçamento e as normas e leis referentes à construção civil. Isso significa que você poderá criar a casa exatamente do seu jeito, escolhendo o tamanho e a disposição dos cômodos, os acabamentos etc.

Sendo assim, se você quer algo exatamente do seu jeito, a construção poderá ser uma alternativa viável. São inúmeras as opções para você construir uma casa personalizada. Tudo vai depender da sua criatividade, dos seus prazos e, principalmente, do seu orçamento. 

Contudo, mesmo que o gasto seja mais elevado que o aluguel,  você terá um controle financeiro maior. Além disso, muitas vezes, é possível construir uma casa nova gastando menos do que seria investido na compra de uma casa antiga.

LEIA TAMBÉM: Moura Leite realiza evento de abertura de vendas dos novos loteamentos em Avaré 

Mas afinal, qual a melhor opção? Morar de aluguel ou construir?  

A resposta dessa pergunta vai depender muito da sua realidade. Se você já tem dinheiro para comprar o terreno, pode ser uma boa ideia construir a sua casa do zero, já que os gastos com materiais de construção e mão de obra podem ser parcelados.

Além desta facilidade, a construção de uma casa garante mais estabilidade, promete a valorização do dinheiro investido e confere uma sensação de realização pessoal. 

Já o aluguel é válido para as pessoas que não pretendem se fixar em uma cidade ou querem flexibilidade para eventuais mudanças.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades basta você comparar com sua realidade e entender qual a melhor opção para você, morar de aluguel ou construir.

Leia mais dicas como essa, acesse: www.mouraleite.com.br e também fique ligado em nossas redes sociais, Facebook e Instagram.