Até o momento, depois de receber todas as dicas enviadas pela Moura Leite, você já deve ter pensado em quase tudo sobre a construção da sua casa. Mas já parou pra pensar em qual será o tipo de muro e calçada?

Muros

A maioria das pessoas acha que um muro serve apenas como item de segurança enquanto na verdade ele é mais do que isso. Ele mantém a privacidade dos moradores e complementam a fachada do imóvel, valorizando-o ainda mais.

Por isso, capriche no projeto do muro para que ele e o portão estejam em harmonia com a casa. Existem vários tipos de materiais à disposição para você construir um belo muro, como:

  • Concreto
  • Madeira
  • Pedras
  • Tijolos
  • Vidros (normalmente em lugares mais isolados, como condomínios fechados)

Outra possibilidade é você escolher as cercas vivas, que trazem um ar mais natural para a casa. 

Mas, se quiser fazer um muro de concreto, pode optar por já prepará-lo para receber uma parede verde do lado de dentro, o que dará um visual superespecial para os moradores.

Além disso, você pode incrementar os muros mais tradicionais com decorações bem inovadoras, como pinturas diferenciadas, aplicação de pastilhas de vidro ou detalhes em gesso. 

Calçadas

Assim como o muro, a calçada também interfere do visual do imóvel como um todo. Um piso bonito e bem cuidado dará destaque ao imóvel além de deixá-lo mais bonito. E considere que, em geral, a fachada de uma casa reflete o seu interior e é a primeira impressão para quem olha para o imóvel.

Existem inúmeros materiais para calçadas, com preços muito variáveis e estilos que vão do rústico ao moderno.

O importante é que ela esteja alinhada esteticamente com o imóvel como um todo.

Calçada com paver / blocos de concreto / piso intertravado

Este tipo de material permite elaborar muitas formas geométricas, deixando sua calçada com desenhos superbonitos. Disponíveis em diferentes cores, são feitas de concreto pré-moldado.

Calçada com Pedra Miracema

Granito bruto polido, quase sempre na cor cinza. Altamente duro, resistente e seguro, já que é antiderrapante e impermeável. Aparência rústica. Custo mediano

Calçada com Pedra Portuguesa

Conhecido como Mosaico português essaopção permite uma infinidade de desenhos, é só deixar sua imaginação fluir.

Calçada com Pedra São Tomé

A Pedra São Tomé também é conhecida com basalto e é uma alternativa mais sofisticada, apesar de ter um toque rústico. É antiderrapante e seguro.

Calçada de Ardósia

A ardósia é uma pedra escura que garante um ambiente sóbrio, moderno e elegante, tanto como revestimento interno quanto externo, além de ser fácil de limpar.

Calçada com Grama

Para quem ama um espaço natural e com muito verde, um gramado faz toda a diferença, seja em detalhes ou em todo o quintal/fachada. No caso da calçada, deve ser usada em complemento às pedras (ou madeira) para destacar o passeio e trazer vivacidade à área.

Calçada de Tijolo

O tijolo é um material bem tradicional e permite uma série de diferentes desenhos no piso. É um material rústico e barato.

Calçada de Cerâmica

Assim como o tijolo, a cerâmica também é um material tradicional e versátil. É uma opção prática, econômica e eficaz!

Calçada de Cimento Queimado

Cimento queimado é uma opção versátil e tradicional que dispensa rejuntamento e pode ser executado de maneira simples e prática. Basta nivelar e fazer um bom acabamento para deixar a calçada com ótima aparência. Além disso, tem baixo custo! Uma dica legal é usar desenhos ou bordas de pedras como complemento, para deixar o espaço mais bonito e moderno. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para a sua casa!

Aguarde que em breve enviaremos novas dicas!

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.