Atualmente, o prazo máximo para financiar um imóvel junto aos bancos é de 420 meses, ou seja, 35 anos. Com isso muitas coisas acontecem na vida financeira dos compradores, havendo meses em que o titular do contrato não consegue pagar o financiamento do imóvel.
Com o cenário atual de crise econômica e ainda no processo de recuperação da pandemia do Covid-19, não é muito difícil ver pessoas nessa situação.
Neste artigo lhe apresentaremos alguns dos recursos que você pode recorrer quando não consegue pagar o financiamento do seu imóvel.
LEIA TAMBÉM: Parque Cidade em Botucatu possui lotes a partir de 200 metros
Opções para quem não consegue pagar o financiamento
Pausa no financiamento
A primeira opção a ser recorrida é a pausa no financiamento, essa modalidade é nova, veio por conta da pandemia no ano de 2020.
Inicialmente você precisa verificar junto ao banco se consegue alguma margem de negociação para pausar as prestações. Por ser algo extremamente novo, não existe uma regra que especifique quantos meses podem ser pausados. Isso depende de negociação e de cada banco, pois cada um definiu as suas regras e prazos para a utilização desse benefício.
Basicamente, funciona da seguinte forma: O cliente fica sem pagar as parcelas por um determinado período (por exemplo, três meses), mas esses valores serão diluídos nas parcelas restantes quando os pagamentos forem retomados.
Se for possível, recorra ao FGTS
Essa opção precisa ser analisada pelo próprio comprador. Lembrando que só se encaixa em alguns perfis.
Para que você recorra ao FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) você não pode ter utilizado o saldo disponível para dar a entrada do imóvel.
Assim, é possível que use o valor liberado para amortizar a dívida.
Dessa forma, você quita parcela de financiamento, o que vai aliviar o saldo devedor e, consequentemente, reduzir o valor devido.
Renegocie com o banco
Outra alternativa que pode ser encontrada é procurar o gerente do seu banco e explicar a situação, para reorganizar a dívida e facilitar seu pagamento.
Você pode, por exemplo, pedir a dilatação do prazo do financiamento, diminuindo as próximas parcelas.
Mostre-se disposto a manter o financiamento, mas peça um prazo maior, tente rever as taxas de juros ou valor das parcelas.
Tenha em mente que, para o banco, não é interessante tomar seu imóvel e leiloá-lo – pense no trabalho que o credor tem com tais procedimentos, ainda que sejam extrajudiciais. Por isso, muitas instituições estão dispostas a negociar. Mas tome cuidado com a reincidência: suas chances de conseguir o que quer diminuem se você já tiver renegociado antes.
Use o imóvel para gerar renda extra
Outra dica valiosa para quem está passando por dificuldades financeiras é colocar o bem para alugar.
O preço pago pelo inquilino você poderá utilizar para pagar a parcela do imóvel. E ainda assim, consegue morar em um local pequeno com a sua renda normal.
Apesar do gasto a mais com um aluguel para você morar, essa ação pode ser a curto prazo, servindo mais como uma solução de emergência para não perder a sua residência.
Não consegue pagar o financiamento do imóvel por causa de juros? Faça portabilidade de bancos
A portabilidade é a migração da operação de crédito de um banco para outro. Com essa ação, você pode passar a financiar o resto da sua dívida com uma instituição financeira que ofereça melhores taxas de juros, por exemplo.
Fique despreocupado, o banco atual não pode negar a migração de seu contrato para outro. Sendo assim, ao encontrar uma oferta mais vantajosa, as instituições se comunicam entre si, e o contrato é finalmente alterado. E não há cobrança de tarifas nessa transação.
Conclusão
Muitas pessoas ao se deparar com as dívidas que vão acumulando e virando uma “bola de neve”, se veem sem saída ao buscar soluções para o pagamento do financiamento.
Ao se deparar com tal empecilho, a opção do distrato do acordo pode parecer a única solução. Porém, apesar de ser menos trabalhoso, também não é nada vantajoso. Pois, quando é feita, a devolução do imóvel até 25% do valor pago pode ficar retido. Se tornando assim uma perda financeira.
Nesse artigo conseguimos ver cinco outras possibilidades para você que não consegue pagar o financiamento do imóvel recorrer antes de pensar no distrato do acordo. E entendemos que conversar com o banco pode lhe ajudar nesta dificuldade atual. Você também pode conversar com a empresa responsável pelo empreendimento e buscar uma solução que seja boa para ambos, no caso da Moura Leite, escreva para contato@mouraleite.com.br. Agora, caso não seja nosso cliente, acesse: www.mouraleite.com.br/loteamentos e conheça nossos loteamentos.