Uma das boas formas de promover a integração entre os moradores de um loteamento é através da organização de festas comunitárias. Além da integração as festas também criam o sentimento de pertencimento e consequentemente, de cuidado com o local em que se vive.

Mas, sempre que houver a organização de festas para grande quantidade de pessoas, há de se tomar determinados cuidados, para que o resultado não seja o contrário do desejado. Também é importante respeitar aqueles que porventura não queiram aderir ao evento.

Para a realização das festas uma ótima opção é aproveitar datas festivas, que todos já conhecem e acabam comemorando de forma individual, como; Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Halloween, Natal e Ano Novo.

Para a realização das festas é preciso que algumas pessoas assumam a coordenação de todas as atividades, desde o planejamento, compra de alimentos e bebidas, aluguem de mesas e cadeiras, dentre outras providências. 

Se o total de pessoas for pequeno é possível organizar uma festa na qual cada família contribua levando alimentos e bebidas, suas cadeiras ou banquinhos e mesas pequenas. Desta forma com a contribuição de todos,  a  festa será super divertida e espontânea.

Caso o total de pessoas seja grande,  a coordenação do evento poderá  contar com o financiamento de alguns fornecedores de alimentos e bebidas da região, que pagarão para manter seus postos de venda durante a festa e ainda contribuirão com um percentual do valor vendido aos moradores. Com este valor será possível pagar outros fornecedores, como sonorização, iluminação, segurança, dentre outros.

É muito importante que se crie um sistema de confirmação e pagamento antecipados para que não ocorram problemas, como excesso de convidados e falta de alimentos, bebidas e acomodações. 

As áreas comuns, como quadra, parque ou praça são ideais para a realização dos eventos. Um cuidado a ser tomado é a programação em épocas de chuva. Caso o loteamento não tenha lugar coberto será preciso monitorar o tempo ou providenciar algum tipo de cobertura.

Outro cuidado diz respeito à segurança. Como o loteamento é um espaço aberto, é importante estar sempre de olho nas crianças e ter cuidado com a presença de pessoas estranhas. Nesse caso, todos cuidam de todos e a festa acontece!

Qual deve ser o horário da festa

De preferência deve-se respeitar a lei do silêncio, principalmente se algumas pessoas do loteamento não forem participar do evento. Caso contrário pode-se definir um horário mais avançado, mas jamais adentrar a madrugada, principalmente devido à segurança dos moradores.

Quem deve pagar pela festa

Como não existe um fundo de caixa como acontece em condomínios, define-se uma data limite para que os interessados pelo evento confirmem sua presença na festa , mediante pequeno depósito. Após o conhecimento do total de interessados é que será possível saber qual a verba disponível e que formato de festa será possível pagar com a verba arrecadada. Caso seja liberada a entrada de convidados, será definido um valor por convite.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para a sua casa!

Aguarde que em breve enviaremos novas dicas!

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.