Sabia que você pode ampliar a área útil da sua casa com um lindo sótão ou um porão? Vamos conhecer estas duas áreas, as vezes esquecidas.

Sótão

O sótão é uma área incrível que pode servir como escritório, atelier, quarto, sala de TV ou de brinquedo, entre outros ambientes.

Ele fica localizado na parte superior da casa, abaixo do telhado. As paredes são mais baixas do que os outros cômodos e o forro é inclinado, acompanhando o ângulo do telhado. Por isso é uma área assimétrica e os desafios de decoração são diferentes dos de cômodos comuns.

Nas residências mais antigas, onde se encontram a maioria dos sótãos, ele era projetado para servir de depósito de coisas fora de uso, como móveis, malas, roupas, brinquedos, ferramentas, peças sobressalentes, baús e caixas, entre outros. 

Atualmente, como os espaços para moradias, nas grandes cidades, tornaram-se cada vez mais difíceis, o sótão voltou à moda, tendo mil e uma utilidades.

Use cores claras para ampliar o ambiente

Para deixar este ambiente mais aconchegante, uma boa ideia é caprichar no piso, que pode ser em madeira clara, se o local da residência for mais frio. Se for mais quente pode-se usar cerâmica, que deixa o ambiente mais fresco.

Cores claras em geram, como brando, bege ou tons pastéis são bem vindos neste ambiente devido ao pé direito mais baixo e as dimensões, que são menores.

Aproveite ao máximo as áreas disponíveis para armazenamento

Como o sótão é uma área pequena, toda solução de armazenagem é bem vinda. Armários do chão ao teto farão com que o ambiente pareça mais apertado, portanto, abuse de armários baixos, baús, gaveteiros e cama com gavetas.

Para armários embutidos aproveite possíveis nichos formados pela própria estrutura da construção.

Nas paredes mais altas você pode abusar de prateleiras, para colocar livros, enfeites e objetos pessoais.

Nas paredes mais baixas, use móveis baixos sobre os quais você também poderá dispor inúmeras coisas.

Com relação a iluminação, quanto maior a janela, melhor, mas se você não puder fazer uma janela grande, pode usar diversas janelas de telhado ou até uma claraboia.

Para chegar ao sótão você vai precisar instalar uma escada especial, que pode ser dobrável, pantográfica ou fixa.

Não se esqueça do corrimão na escada e do guarda corpo na parte superior

Porão

É a parte da casa que fica entre o piso inferior e o chão, por isso fica abaixo da casa. 

Se você tem um terreno inclinado, um porão é muito bem vindo porque terá paredes para a colocação de porta e janelas, voltadas para fora da casa, permitindo iluminação, ventilação e entrada independente.

Se seu terreno for plano haverá um investimento considerável para fazer um porão porque será necessária a retirada de terra e aprofundamento das fundações, então, pense bem se o porão é realmente necessário.

Impermeabilização do porão

A água é a maior preocupação da maioria dos porões. É um problema tão persistente que muitas pessoas optam por deixar de construir um porão simplesmente por causa do medo de um porão úmido. A boa notícia é que você pode ter um porão à prova d’água. E ele não tem que se sentir úmido.

Para isso, um bom engenheiro deve analisar vários detalhes do terreno: tipo de solo, inclinação do solo, se há lençóis freáticos por perto, se o terreno tem tendência a “minar” água, a temperatura mais alta e mais baixa pelas quais o terreno passa, a expansibilidade do solo. Com essas informações calculadas, o engenheiro poderá propor um projeto de impermeabilização completo e eficiente para o porão.

Vale lembrar que não é algo muito barato esse tipo de projeto e execução, podendo custar mais de 20% dos recursos destinados à construção de uma casa. Porém, com uma fundação sólida e bem feita, e o espaço extra do porão, a valorização do imóvel pode superar muito esses custos mais altos. Casas de madeira terão, obrigatoriamente, que ter uma fundação de alvenaria, e aumentar a fundação para admitir um porão é uma ótima opção.

Altura do porão

Se você tem planos para terminar seu porão e criar espaço adicional na casa, construir um porão mais alto do que o tamanho padrão faz sentido. 2,10 m a 2,75 é uma boa margem de trabalho para a altura do porão. 3,00 m pode ser um exagero, mas se o plano é tornar o porão uma sala de entretenimento, é uma altura que vale o preço.

Lembramos que no teto do porão, tubos e dutos do andar de cima ficarão expostos. Se seu plano é cobri-los, acrescente de 30 cm a 50 cm na altura total do porão. O certo é planejar toda a colocação desses itens de forma a reduzir a intrusão dos mesmos no espaço do porão, reduzindo a necessidade de aumentar a altura.

Quais são as vantagens de um porão?

Espaço e melhor custo-benefício – Você usa melhor o espaço de construção da sua casa, e constrói uma fundação que tem mais de uma utilidade, ganhando ainda mais espaço útil.

Famílias que estão crescendo – Os porões tem um grande apelo para famílias em crescimento para quem não quer mudar de casa. Um porão usado como sala de entretenimento ou como espaço de armazenamento pode facilmente ser adaptado para quartos.

Melhor utilização das fundações de uma construção – Toda construção precisa de fundações sólidas e profundas. Aproveite a oportunidade, e as mesmas fundações servirão como base para a estrutura do porão.

Espaço extra – Principalmente em bairros e cidades onde há restrições na altura dos prédios, o porão é a melhor (senão a única) forma de ganhar espaço.

Eficiência energética – Uma casa com um porão protege melhor as fundações, expondo menos a residência à ação do tempo. No longo prazo, isso economiza um bom dinheiro em manutenção.

Utilização variada – Uma das alegrias de um porão padrão é que ele pode ser usado para uma variedade de propósitos, desde uma sala de brinquedos, até um escritório de trabalho. O melhor é que com as mudanças das necessidades da família, um porão bem projetado pode ser constantemente adaptado às novas necessidades dos moradores.

Flexibilidade nos materiais – A construção de um porão com uma boa estrutura possibilita uma maior flexibilidade no uso de materiais para a casa. Por exemplo, você pode erguer algumas paredes de madeira, mesmo em lugares mais úmidos, para economizar dinheiro. Isso porque a fundação usada para o porão vai proteger as estruturas de madeira.

Quais são as desvantagens de um porão?

Falhas no projeto – Uma simples falha de cálculo no projeto pode significar anos de dores de cabeça para os moradores. Porão úmido não é legal para ninguém, e é um problema caro de resolver.

Falta de profissionais qualificados para a construção e projeto de um porão – No Brasil, o porão é uma construção rara. Por isso, poucos profissionais estão realmente capacitados a realizar esse tipo de construção. Não só engenheiros e arquitetos, como também pedreiros e outros técnicos, terão dificuldades em executar esse tipo de trabalho.

Custos de um porão – Por conta da falta de profissionais qualificados para esse tipo de projeto, os custos são mais altos para projetar e executar a construção de um porão. Para ser mais exato, entre 20% a 30% do total de uma obra serão necessários para custear só o porão.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para a sua casa!

Aguarde que em breve enviaremos novas dicas!

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.