Já pensou chegar na sua casa depois de um dia duro de trabalho e poder descansar na rede, num terraço, sacada ou varanda, todinha pra você? Poder ouvir uma música ou ler uma revista tranquilamente?
Então é importante pensar nisto na fase de planejamento da sua obra, antes de começar a construir.
Mas primeiro, vamos entender qual é a diferença entre terraço, sacada e varanda porque a maioria das pessoas se confunde com esses três termos:
Sacada:
A sacada, também conhecida como balcão, é uma extensão do imóvel. É fácil identificar uma sacada: ela salta do alinhamento da parede, oferecendo um efeito tridimensional à estrutura. São mais comuns em apartamentos, representando uma adição ao espaço interno. Em casas, ela pode se localizar tanto na frente do imóvel quanto nos fundos, e a abertura da porta, geralmente, é o suficiente para permitir a passagem.
Por receberem luz solar abundante, são ambientes ideais para receber um jardim vertical, seja ele apenas de ervas aromáticas ou plantas e flores. Existem estruturas próprias para a instalação de um jardim vertical, que facilitam a manutenção e são práticos e de custo acessível.
Terraço
Terraço é uma estrutura ampla, localizada acima do espaço da construção que, na maioria das vezes, é utilizado como espaço de convivência da família ou para receber amigos.
No terraço pode ser instalada uma churrasqueira, um pequeno jardim ou até mesmo uma piscina ou banheira de hidromassagem — nesse caso, é necessário fazer a impermeabilização do teto para evitar problemas de infiltração e umidade.
Para decorar o ambiente do terraço você pode investir em vasos de plantas e flores de fácil manutenção, um deck na área da piscina e móveis próprios para ambientes externos, com proteção contra sol e chuva. Uma mesa grande ou vários bancos e poltronas oferecem conforto e beleza à área.
Varanda
A varanda é um espaço livre no imóvel, comumente cercada por grades, vidros ou muradas de alvenaria. Em casas, as varandas costumam se localizar na frente do imóvel, e em apartamentos, é ligada a um dos cômodos como a sala ou a cozinha, funcionando como uma extensão coberta da construção.
Dependendo do espaço disponível, a varanda pode abrigar móveis, como cadeiras, espreguiçadeiras, poltronas ou pequenos sofás. Nesse espaço podem também ser cultivadas plantas e flores. A decoração pode ser aconchegante, e em locais mais amplos, uma cobertura de pergolado oferece um clima relaxante e mais intimista.
Viu só? Você vai precisar definir se quer esta área especial em cima da casa, no térreo ou para fora da parede.
Depois de definido, o importante é deixar este espaço o mais confortável possível.
As varandas, sacadas e terraços são espaços que aliam beleza e conforto, permitindo que os moradores contem com uma área própria para relaxar, descansar ou fazer refeições ao ar livre, receber os amigos ou brincar com as crianças.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para a sua casa!
Aguarde que em breve enviaremos novas dicas!
Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.