Um dos principais pontos levados em consideração antes de escolher um terreno ou casa é a segurança. E condomínios ou loteamentos fechados podem ser uma boa opção neste sentido. Mas, você sabe qual a diferença entre eles? A Moura Leite Loteamentos explica!

Em ambas as opções, os locais são cercados por alguma proteção, como paredes ou cercas. Mesmo assim, algumas coisas são bem diferentes e podem causar confusão em quem pretende se mudar.

Administração

O condomínio fechado possui seu próprio estatuto e os moradores devem seguí-lo. Geralmente, os administradores são escolhidos por voto, ou uma empresa pode ser contratada para este fim e o cargo fica sob sua responsabilidade.

Já no loteamento, quem administra o espaço é o Poder Público. Uma associação de moradores pode ser criada para discutir problemas e buscar melhorias para o espaço, mas ele continua sob supervisão da Prefeitura da cidade.

Financeiro

Em condomínio, existe um valor já definido em contrato para a manutenção e uso dos demais espaços. Essa taxa é cobrada mensalmente e, caso o inquilino não pague, pode ser retirado do imóvel.

Por outro lado, no loteamento, não há taxa obrigatória. Os moradores podem organizar e pedir uma quantia, para investir nas áreas comuns. Mas, quem não quiser pagar, não corre o risco de ser retirado.

Além disso, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado de forma diferente. No condomínio, a parcela leva em consideração o espaço do imóvel mais uma parte das outras áreas. No loteamento, apenas pelo terreno que utiliza.

Visitantes

Como dito anteriormente, condomínios possuem suas próprias regras. E a sua portaria também. Portanto, eles podem definir como funciona a entrada de visitantes. Tudo é estipulado nas regras condominiais, que podem ser vistas, quando necessário.

E no loteamento, o espaço continua livre para circulação de outras pessoas. O acordo feito entre moradores e a portaria e/ou segurança permite controlar o acesso de pessoas de fora, mas não proibi-los de entrar. E em caso de desrespeito, qualquer um pode acionar as forças de segurança do município.

Agora, você já sabe identificar as principais diferenças entre um e outro e pode escolher o melhor para você e sua família.

Fique ligado no blog da Moura Leite e acompanhe nossas dicas e conteúdos!

Queremos estar ao seu lado durante todo o processo de estruturação da sua casa.

 

Você sabe as principais diferenças entre um condomínio e um loteamento fechado?